terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Sinceridade

Algumas pessoas podem achar que ser sincero é fácil, mas não é.
Alguém sabe dizer se ser sincero é um defeito ou uma virtude? Provavelmente você pense que é uma virtude, afinal quem não é sincero não é verdadeiro, e quem não é verdadeiro, por consequência é falso, e falsidade sim, é uma coisa ruim.
Concordo sobre a falsidade, mas sobre ser sincero... aí já é complicado.
Imagine a situação: Uma pessoa muito próxima a você coloca uma roupa apertada, estampada e que a deixa estourando como se fosse um botijão coberto pela bandeira do divino. Sorrindo, esta pessoa se dirige a você e pergunta: Fiquei bem com essa roupa?
É claro que ela não ficou bem com a bendita roupa, parece um elefante fantasiado pro carnaval, mas e você, o que responderia?
Se respondesse que ela ficou bem, você estaria mentindo e mentir é errado, concordam?
Se respondesse que não, ou seja, fosse sincero, provavelmente ela não iria mais querer sua companhia (você poderia sofrer até alguma espécie de agressão se a descrevesse como no seu primeiro pensamento, um botijão coberto, um elefante fantasiado...). Então concordo que ser sincero pode ser ruim, afinal, ser sincero pode causar sérios danos, tanto a você por ter dito a verdade na cara da pessoa, quanto a pessoa que ouviu a "verdade".
Claro que tudo tem um limite, certas "mentiras positivas" são necessárias para se manter um bom relacionamento com as pessoas, afinal nem toda verdade merece ser dita, fazer o que?
Abaixo, uma foto para figurar como a sinceridade levada ao extremo pode ser desconfortável:

Continua achando que a sinceridade deve estar acima de tudo? Complicado...
Um abraço Sincero!

Foto: Pérolas do orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário